O PODER DE ÒBÀTÁLÁ NO ANTIGO EGITO

 

Resultado de imagem para foto de obatala

Para falar de ÒBÀTÁLÁ é falar da alma e do espírito, por ser nomeado o pai de toda a humanidade.
ELE é o amor e o guia em sua expressão máxima. Seu nome e dividido por palavras, ÒBÁ é o REI PODEROSO e TÁLÁ é a extensão e a expansão juntos, que faz de ÒBÀTÁLÁ rei de todos os ÒRISÁ. Temos também ÒBÁ que significa REI e ÁLÁ que quer dizer BRANCO. Outra palavra derivada de ALA, é limite ou fronteira que dão idéia de associar-se com o DEUS e são referidos ao antigo Egito, por isso que associavam ÒBÀTÁLÁ como o DEUS do Antigo Egito. ÒBÀTÁLÁ também poderia significar rei do NILO numa forma literária ou DEUS DO NILO no sentido religioso. ÒBÀTÁLÁ criou o homem e os deuses, com barro. Por esta razão ELE é conhecido como o criador de tudo que existe no PLANETA TERRA e no UNIVERSO.


É muito provável que o contato dos negros africanos com o Egito antigo tenha produzido o culto KHUMNE e fez de ÒBÀTÁLÁ o DEUS deste CULTO.


ÒBÀTÁLÁ é o ÒRISÁ de elevada superioridade. ELE é importante pra nossa cabeça, nossa consciência e determinação e é o protetor de todos os líderes da terra. ÒLODUMÀRÉ é o DEUS SUPREMO DO UNIVERSO, enquanto que ÒBÀTÁLÁ sendo o braço direito de ÒLODUMÀRÉ é que juntos criaram a humanidade. ÒBÀTÁLÁ é conhecido como o grande DEUS e que pertence ao sistema baseado na crença do ser, do espírito e da alma.


A Tradição enfatiza que ÒBÀTÁLÁ é a segunda pessoa de ÒLODUMÀRÉ, e por causa disso preside a todas as outras DIVINDADES.

Texto: Obaala Awo Ifasina
Anúncios
Publicado em Artigos de Candomblé por Fernando D'Osogiyan. Marque Link Permanente.

Sobre Fernando D'Osogiyan

Ingressei no candomblé 1979, fui abiyan por 4 anos e me iniciei em 24 de julho de 1983, nação Ketú/Nàgó, no Ilé Àse Òsùmàrè Rio de Janeiro, casa do Babalorixá Nilton de Òsùmàrè. Meu Babalórisá Mauro D’Omolu então na época era o Babá Kèkèré da casa, com o qual dei todas as minhas obrigações e tomei o posto de Otún, tive a Iyalórisá Yára D’Òsún como minha mãe pequena e a Ajoiè Elza D’Sàngó como Jìbònán. Assumi definitivamente o Ilé Àse Òsòlúfón-Íwìn em 30 de novembro de 2000, roça de meu tio de santo Milton de Òsòlúfón, filho de Pai Paulo D’Oyá mais conhecido por Pai Paulo da Pavuna, somos todos descendentes do Ilé Àse Òsùmàrè Araká-BA via mãe Teodora de Yemanjá. Esse ano de 2016 completo 21 anos de muita luta, trabalho e perseverança dirigindo a casa de Òsàlá, o Ilé Àse Òsòlúfón Íwìn em Guapimirim-RJ. Para maiores informações,visitas e consultas através do email: Fernando.culuchi@gmail.com. Endereço de acesso: https://ileaxeoxolufaniwin.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s