Ser de Oxalá

Ser de Oxalá

Resultado de imagem para foto de oxaguian

Está no corpo, no jeito, na voz, na teimosia, na lucidez, na intuição, na tolerância, na paciência, na decisão, na vida e na morte.

Está na seriedade, na brincadeira, na abundância, na precaução, no movimento, na coerção, no olhar desconfiado, na retidão.

Está na limpeza, na correção, na individualidade, no altruísmo, no sofrimento, na misericórdia, no legado, na superação.

Ser de Oxalá vai além da imaginação, o voo da pomba branca, sobre o alá, vai além da espada, do atori e do pilão.

Ser de Oxalá é ganhar sempre quando se perde sempre, é chorar internamente sem lágrimas para testemunhar a dor.

Ser de Oxalá é pura sublimação, e despojar-se de tudo pela certeza do pensamento, a conexão com o mistério, a frieza do medo na certeza da fé.

Texto: Bàbá Fernando D’Osogiyan

Foto: internet

Anúncios
Publicado em Artigos de Candomblé por Fernando D'Osogiyan. Marque Link Permanente.

Sobre Fernando D'Osogiyan

Ingressei no candomblé 1979, fui abiyan por 4 anos e me iniciei em 24 de julho de 1983, nação Ketú/Nàgó, no Ilé Àse Òsùmàrè Rio de Janeiro, casa do Babalorixá Nilton de Òsùmàrè. Meu Babalórisá Mauro D’Omolu então na época era o Babá Kèkèré da casa, com o qual dei todas as minhas obrigações e tomei o posto de Otún, tive a Iyalórisá Yára D’Òsún como minha mãe pequena e a Ajoiè Elza D’Sàngó como Jìbònán. Assumi definitivamente o Ilé Àse Òsòlúfón-Íwìn em 30 de novembro de 2000, roça de meu tio de santo Milton de Òsòlúfón, filho de Pai Paulo D’Oyá mais conhecido por Pai Paulo da Pavuna, somos todos descendentes do Ilé Àse Òsùmàrè Araká-BA via mãe Teodora de Yemanjá. Esse ano de 2016 completo 21 anos de muita luta, trabalho e perseverança dirigindo a casa de Òsàlá, o Ilé Àse Òsòlúfón Íwìn em Guapimirim-RJ. Para maiores informações,visitas e consultas através do email: Fernando.culuchi@gmail.com. Endereço de acesso: https://ileaxeoxolufaniwin.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s