História e fundação

O Fundador do Àṣẹ.

Fundada com Àṣẹ plantado em dezembro 1987 pelo Babalórisá Milton de Òsòlúfón com a participação de seu irmão carnal e de santo Babalórisá Mauro D’Omolu a Casa de candomblé Kétu/Nàgó, o Ilé Àṣẹ Òsòlúfón Íwìn.

A primeira festa dada na Casa foi para o Caboclo Aguará de Pai Milton que, inclusive, é saudado até hoje em nossa festa anual de Caboclo.

A primeira obrigação de Orixá da Casa foi em 14 de maio de 1990 o Odún Èje de Paulo Ribeiro de Ológun Édé, tendo Iyalórisá Yára D’Òsún como mãe pequena.

O primeiro barco de ìyàwó foi em 20 de maio de 1990 com a Patrícia A. dos Santos de Òsún tendo com pai pequeno o Babalórisá Nilton de Òsùmàrè e Nelson R. Junior de Òsògìyán tendo como pai pequeno Babá Otún Fernando D’Òsògìyán.

A primeira confirmação de Ogá foi em 05 de setembro de 1991 com os Ogás Luis Carlos S. Santos de Ògún e Almir de Oliveira de Odé, ambos confirmados para Òsòlúfón pelo Babalórisá Danda de Òsún.

O segundo barco da Casa foi em 18 de outubro de 1992 com Zeniu R. Bragante de Odé, tendo com mãe pequena Iyá Sandra D’Òsún , Rogério S.dos santos de Obalúayé e Roberto B. Junior de Jagun, tendo como Pai pequeno Fernando D’Òsògìyán.

Pai Milton nos deixou no dia 22 de maio de 1995, e em 2015 completou 20 anos de seu falecimento.

A Continuidade do Àṣẹ.

Assume a Casa provisoriamente em maio de 1995, promovendo as obrigações necessárias Fernando D’Òsògìyán, assessorado pelo seu Babalórisá Mauro D’Omolu e a Iyalórisá Maria Helena D’Òsún e Marly D’Òsóòsì, ambos irmãos carnais de Pai Milton.

Perfil.

Ingressei no candomblé 1979, fui abíyàn por 4 anos e me iniciei em 24 de julho de 1983, nação Ketú/Nàgó, no Ilé Àṣẹ Òsùmàrè Rio de Janeiro, casa do Babalorixá Nilton de Òsùmàrè. Meu Babalórisá  Mauro D’Omolu então na época era o Babá Kèkèré da casa, com o qual dei todas as minhas obrigações e tomei o posto de Otún, tive a Iyalórisá  Yára D’Òsún como minha mãe pequena, Pejigan Marco Medeiros de Odé e a Àjòyè Elza D’Airá como Jìbònán.

Assumo a Casa definitivamente o Ilé Àṣẹ Òsòlúfón-Íwìn em 30 de novembro de 2000, Casa de meu tio de santo Milton de Òsòlúfón, filho de Pai Paulo D’Oyá mais conhecido por Pai Paulo da Pavuna,  somos todos descendentes do Ilé Àse Òsùmàrè Araká-BA via mãe Teodora de Yemanjá filha de Ìyá Cotinha de Èwá, a grande matriarca.

Esse ano de 2017 completo 22 anos de muita luta, trabalho e perseverança dirigindo a casa de Òsàlá, o Ilé Àṣẹ Òsòlúfón Íwìn em Guapimirim-RJ.

https://ileaxeoxolufaniwin.wordpress.com